Informações sobre o Sistema SCR do Banco Central

O SCR (Sistema de Informações de Crédito) é um banco de dados com informações sobre operações de crédito e garantias contratadas por clientes com bancos e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Atualmente, são identificadas no SCR as dívidas, em dia ou em atraso, que, no conjunto, tenham valor igual ou superior a R$ 200,00 (duzentos reais). Nos casos em que haja esse registro, também podem ser informados ao SCR os valores a se tornarem dívidas (créditos a liberar) e os limites de crédito.

São registrados de forma individualizada no Sistema de Informações de Créditos do Banco Central.

Não é um cadastro restritivo, ou seja, enquanto os cadastros restritivos (negativos) contêm apenas informações sobre valores de dívidas vencidas (em atraso), o SCR também contém valores de dívidas a vencer (em dia). Além disso, diferentemente do que ocorre nos cadastros restritivos, as informações dos clientes somente poderão ser consultadas no SCR caso eles deem autorização específica para a realização de consulta de seus dados.

Na consulta por parte das Instituições Financeiras, o sistema não discrimina em quais Instituições o cliente tem operações de crédito, apenas apresenta o total dos saldos por tipo e prazo e o total de instituições com que opera. Apenas o cliente, através do sistema Registrato do Banco Central do Brasil pode obter a discriminação dos valores por Instituição Financeira.

Em suma, o SCR é um sistema de consulta de informações de crédito que apresenta o histórico de créditos contratados pelo cliente em Instituições Financeiras. É utilizado para auxiliar na decisão de concessão de crédito pelas Instituições Financeiras, a partir avaliação da capacidade de pagamento do cliente permitindo a oferta da melhor opção de crédito para ele.